quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Música para dançar


Modulations – Cinema para os ouvidos é um documentário de Iara Lee que explora a história da música eletrônica. 
Música eletrônica é toda música que é criada ou modificada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais ou computadores. A forma de composição é geralmente intuitiva e pode ser feita inclusive por quem tem pouca experiência musical. 
Por definição, música eletrônica é toda música criada através do uso de equipamentos e instrumentos eletrônicos. A partir da grande popularização da música eletrônica dançante a partir da década de 1980, esta passou a ser considerada para ela e o público em geral como sendo música eletrônica.
A década de 80 e as seguintes foram marcadas pelo surgimento da música eletrônica dançante, ocasionando novas ramificações tais como: Techno, trance, house.
O interessante não só do filme, mas como da música em si é que não adianta você ouvir a música, a intenção dos DJs de música eletrônica é fazer a pessoa sentir a música no corpo, proporcionar sensações diferentes e fazer dançar.
Segundo um DJ, eles não são músicos, mas sim, artistas de colagem. Esta é a relação que os próprios têm com a música que fazem. De acordo com outro DJ do filme a música eletrônica é um reflexo muito direto do ambiente. Afinal, nas palavras deles “Sons estão acontecendo ininterruptamente esteja você produzindo-o ou não.”
O trabalho de um bom DJ precisa ser dinâmico para que seja viável criar diferentes sons. Sintetizadores eram usados para criar sons totalmente novos. 
O estilo sofre críticas. Alguns consideram a arte da música apenas aquela que possa trazer sentimentos de uma forma não sistemática através de instrumentos musicais manipulados fisicamente. Para eles, o processo de manipulação de faixas de música anteriores, envolvendo mixagens, é somente cópia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário