Segue também o trecho do Pierre Boulez sobre as novas tecnologias de gravação e reprodução.
Sobre o texto “It kind of gives you that vintage feel”:
Até que ponto o discurso de uma superioridade (ou maior fidelidade) das gravações analógicas está imbuído, segundo o texto de Yochim e Biddinger, de uma busca mística pelo transcendente e até que ponto características táteis, estéticas e sonoras realmente condicionam a experiência de escuta?
Sobre o texto “Defining Phonography”:
Por que um disco armazena música e um CD apenas grava dados? Quais as diferenças entre a manipulação do material que se grava e, posteriormente, é reproduzido em um suporte analógico e o material codificado e fixado em um suporte digital?
Texto do Boulez
"As técnicas da gravação, armazenamento, transmissão, reprodução – microfones, alto-falantes, equipamento de amplificação, fita magnética – foram desenvolvidas ao ponto em que traíram seu objetivo preliminar que era reprodução fiel. Cada vez mais as técnicas assim chamadas da reprodução estão adquirindo uma tendência incontrolável de tornarem-se autônomas e de imprimirem sua própria imagem de música existente, e cada vez menos preocupadas em reproduzir tão fielmente quanto possível as condições da audição direta."
(BOULEZ, Pierre. “Technology and the composer.” In: The Times Literary Supplement, 6 de May de 1977, p 3)
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