Curso – Estudos de Som e Música
Prof Simone Pereira de Sá
e-mail:sibonei@terra.com.br
Horário - Quintas-feiras -10.00 horas
Local: Universidade Federal Fluminense -PPG Comunicação
Rua Tiradentes, 148 - Ingá - Niterói
O curso tem por objetivo apresentar aos alunos algumas questões ligadas ao campo dos estudos sobre sonoridade, música e audição na modernidade, a partir das mediações tecnológicas, chamado fora do Brasil de “Sound Studies”.
Partindo da discussão de Jonathan Sterne, na obra “The Audible Past” – que aborda a origem da reprodutibilidade técnica do som e a genealogia das formas modernas de escuta, o curso privilegia a discussão entre música e tecnologias da comunicação, a partir de quatro grandes eixos.
1) A escuta sonora na modernidade (original e cópia, analógico e digital, música e ruído, formatos e suportes da escuta, som e imagem no cinema e na tv, etc.)
2) Som e espaço urbano (Soundscape, cenas musicais e territórios sonoros, mobilidade e customização do som, celulares e I-pods, etc)
3) Formas de escuta e novos ambientes sonoros (música para games, plataformas sociais para distribuição de mùsica tais como Last.FM e My Space, mash ups, experimentações da cultura musical underground)
4) Dilemas do campo da música – produtores x artistas, arte x indústria, copyright x copyleft, underground x mainstream, etc
Bibliografia básica:*
Adorno, Theodor – Essays on Music. (textos “The Curves of the needle” e “The form of the Phonograph”. Richard Leppert (ed). Berkeley, Univ. of California Press, 2002 (1927-1934)
Altman, Rick(ed) – Sound Theory, Sound Practice. New York, Routledge, 1992.
Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 158-167. Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
Bull, Michael – Sound Moves.Ipod Culture and urban experience.New York, Routledge, 2008.
Chion, Michel – Audio-Vision – Sound on Screen. New York, Columbia Univ.Press, 1994.
Collins, Karen – Game Sound. An Introduction to the History, Theory and Practice of Video Game Music and Sound Design. Cambridge, MIT Press, 2008.
Gitelman, Lisa – Always already new. Media, History and the data of Culture. Cambridge, MIT Press, 2006
Schafer, R. Murray – The Soundscape. Our Sonic Environment and the tuning of the world.Rochester, Destiny Books, 1994 (1977)
Sterne, Jonathan – The Audible Past. Cultural Origins of Sound Reproduction. Durham, Duke University Press, 2003.
TAYLOR, Timothy – Strange Sounds –Music, Technology and Culture. London/New York: Routledge 2001
Thebergé, Paul – Any sound you can imagine: making music/Consuming technology. Hanover and London. Wesleyen Univ. Press/ Univ. Press of New England, 1997
Thompson, Emily – The Soundscape of Modernity – Architectural Acoustics and the culture of listening in America, 1900-1933. MIT Press, Massachussets, USA, 2002 pg 1-12 (Introduction)
*Obs – A bibliografia é complementada por artigos e capítulos de outros livros, detalhados no planejamento do curso aula a aula, que se segue.
Programa aula a aula:
19/03 – Introdução - Discussão do programa do curso e premissas de trabalho, avaliação, etc
Unidade I – A Escuta Sonora na modernidade
26/03 – Aula I.1– A modernização da audição na perspectiva dos Sound Studies;
Sterne, Jonathan – The Audible Past. Cultural Origins of Sound Reproduction. Durham, Duke University Press, 2003.
Introdução (pg. 1-30) e parte do cap. II –(pg 87-99); parte do cap 5 (pg 215-240)
Leitura complementar: todo o capítulo 2 da obra acima mencionada.
02/04 – Aula I.2 – Categorias da escuta moderna:analógico e digital; high and low fidelity
Rothenbuller, Eric .W and John Durhan Peters –“Defining phonography: an experiment in theory”. Musical Quaterly, 81, n.2 (1997, Summer) 242-264
YOCHIM, E. C. e BIDDINGER, M. - It kind of give you that vintage feel; vinyl records and the trope of death, IN: Media, Culture and Society, Vol. 30(2) 183-195; Los Angeles, London,. New Delhhi, Singapore, 2008.
Keithgley, K – “Turn it down!She shrieked:gender, domestic space and High Fidelity, 1948-59”Popular music 15:2 (1996):149-177
Leituras complementares:
FERREIRA, P. P. – O Analógico e o Digital: a politização tecnoestética do discurso dos DJs, ANAIS da XXIV reunião da ANPOCS, Caxambu, MG. 2004
Sá, Simone Pereira de – O CD morreu?Viva o vinil. In: Amadeu: O futuro da música depois da morte do CD. 2009, Sào Paulo.
16/04 – Aula I.3 - Formatos e suportes da reprodutibilidade sonora
Adorno, Theodor –on Music. (“The form of the Phonograph”. In: Essays on music Richard Leppert (ed). Berkeley, Univ. of California Press, 2002 (1927-1934)
Keithgley ,K. – Long Play: Adult-Oriented Popular Music and the temporal Logics of the Post-War Sound Recording Industry in the U.S.A. In: Media, Culture & Society, vol. 26, 375-391. London, Thousand Oaks, New Delhi. 2004.
STRAW, W. – Exhausted Commodities: The Material Culture of Music. Canadian Journal of Communication, 25, 1. 2000
MILLARD, A. – Tape recording and music making. IN: Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 158-167. Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
Leitura complementar: MAGOUN, A. B. – The origins of the 45-rpm Record at RCA Victor, 1939-1948. In: Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 148-157 Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
30/04 - Aula I.4 - Artifícios e efeitos na relação som e imagem
Altman, Rick (ed) – Sound Theory, Sound Practice. New York, Routledge, 1992.
Chion, Michel – Audio-Vision – Sound on Screen. New York, Columbia Univ.Press, 1994. Pg 15-34 (The three listening modes); pg 95-122 (“The real and the rendered”); pg 157-169 (Audio-Vision: Sound on Screen).
Texto sobre videoclipe (a selecionar)
Leitura Complementar: Fernando Moraes – O Som no Cinema brasileiro.
Unidade II – Som e espaço urbano
07/05 – II.1 – Paisagens sonoras e mediações tecnológicas
Schafer, R. Murray – The Soundscape. Our Sonic Environment and the tuning of the world.Rochester, Destiny Books, 1994 (1977). Pgs 2-12 (Introduction); 205-225.
Thompson, Emily – The Soundscape of Modernity – Architectural Acoustics and the culture of listening in America, 1900-1933. MIT Press, Massachussets, USA, 2002 pg 1-12 (Introduction)
Barthelmes, Barbara – “Music and the city”. In: Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 121-135 Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
14/05 – II.2 – Ruídos urbanos, novas sonoridades da metrópole, experimentações
Thompson, Emily – The Soundscape of Modernity – Architectural Acoustics and the culture of listening in America, 1900-1933. MIT Press, Massachussets, USA, 2002 pg
Bijsterveld, Karin – “A servile imitation. Disputes about machines in music, 1910-1930”. In:
Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 121-135 Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
McSwain, Rebecca – The Social Reconstruction of a reverse salient in electric guitar technology: noise, the solid body, and Jimi Hendrix. In: Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 121-135 Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
21/05– II.3 – Mobilidade e mediações sonoras do espaço público
Bull, Michael – Sound Moves.Ipod Culture and urban experience.New York, Routledge, 2008. pg1-11 – 66-86, 146-160
Horst, H. E Miller, D. – “Link-Up – The Cell Phone: An Anthropology of Communication, 81-101”New York, Berg, 2003
Hosokawa, S. – “The Walkman Effect”Popular music 4 (1984):165-180
Sugeridas:
Basset, Caroline – How many movements? The auditory culture Reader, edit. By Michael Bull e Les Back, 343-355. New York: Berg, 2003
Gopinath, Sumanth – “Ringtones, or the auditory logic of globalization” First Monday, 10, n12 (December 2005)
III -Formas de escuta e novos ambientes sonoros (textos e seções a definir, a partir dos interesses de pesquisa)
28/05 – III.1 – Djs, Sampling, mash-ups e a reconfiguração da noção de autoria
18/06 – III.2 – O estúdio como lugar de criação – produtores versus artistas
25/06 –III.3 – Experimentações da cultura underground - A cena noise
Outros temas:/Videogames/Sistemas de recomendação musical (tema a escolher dentre estes)
Feriados previstos:
09/04 – Semana Santa
23/04 – São Jorge
04/06 – Compós
11/06 – Corpus Cristi
Obs: No dia 10 de junho os alunos devem enviar, por e-mail, proposta de uma lauda para o paper final
Entrega do paper final: 10 de agosto
Prof Simone Pereira de Sá
e-mail:sibonei@terra.com.br
Horário - Quintas-feiras -10.00 horas
Local: Universidade Federal Fluminense -PPG Comunicação
Rua Tiradentes, 148 - Ingá - Niterói
O curso tem por objetivo apresentar aos alunos algumas questões ligadas ao campo dos estudos sobre sonoridade, música e audição na modernidade, a partir das mediações tecnológicas, chamado fora do Brasil de “Sound Studies”.
Partindo da discussão de Jonathan Sterne, na obra “The Audible Past” – que aborda a origem da reprodutibilidade técnica do som e a genealogia das formas modernas de escuta, o curso privilegia a discussão entre música e tecnologias da comunicação, a partir de quatro grandes eixos.
1) A escuta sonora na modernidade (original e cópia, analógico e digital, música e ruído, formatos e suportes da escuta, som e imagem no cinema e na tv, etc.)
2) Som e espaço urbano (Soundscape, cenas musicais e territórios sonoros, mobilidade e customização do som, celulares e I-pods, etc)
3) Formas de escuta e novos ambientes sonoros (música para games, plataformas sociais para distribuição de mùsica tais como Last.FM e My Space, mash ups, experimentações da cultura musical underground)
4) Dilemas do campo da música – produtores x artistas, arte x indústria, copyright x copyleft, underground x mainstream, etc
Bibliografia básica:*
Adorno, Theodor – Essays on Music. (textos “The Curves of the needle” e “The form of the Phonograph”. Richard Leppert (ed). Berkeley, Univ. of California Press, 2002 (1927-1934)
Altman, Rick(ed) – Sound Theory, Sound Practice. New York, Routledge, 1992.
Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 158-167. Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
Bull, Michael – Sound Moves.Ipod Culture and urban experience.New York, Routledge, 2008.
Chion, Michel – Audio-Vision – Sound on Screen. New York, Columbia Univ.Press, 1994.
Collins, Karen – Game Sound. An Introduction to the History, Theory and Practice of Video Game Music and Sound Design. Cambridge, MIT Press, 2008.
Gitelman, Lisa – Always already new. Media, History and the data of Culture. Cambridge, MIT Press, 2006
Schafer, R. Murray – The Soundscape. Our Sonic Environment and the tuning of the world.Rochester, Destiny Books, 1994 (1977)
Sterne, Jonathan – The Audible Past. Cultural Origins of Sound Reproduction. Durham, Duke University Press, 2003.
TAYLOR, Timothy – Strange Sounds –Music, Technology and Culture. London/New York: Routledge 2001
Thebergé, Paul – Any sound you can imagine: making music/Consuming technology. Hanover and London. Wesleyen Univ. Press/ Univ. Press of New England, 1997
Thompson, Emily – The Soundscape of Modernity – Architectural Acoustics and the culture of listening in America, 1900-1933. MIT Press, Massachussets, USA, 2002 pg 1-12 (Introduction)
*Obs – A bibliografia é complementada por artigos e capítulos de outros livros, detalhados no planejamento do curso aula a aula, que se segue.
Programa aula a aula:
19/03 – Introdução - Discussão do programa do curso e premissas de trabalho, avaliação, etc
Unidade I – A Escuta Sonora na modernidade
26/03 – Aula I.1– A modernização da audição na perspectiva dos Sound Studies;
Sterne, Jonathan – The Audible Past. Cultural Origins of Sound Reproduction. Durham, Duke University Press, 2003.
Introdução (pg. 1-30) e parte do cap. II –(pg 87-99); parte do cap 5 (pg 215-240)
Leitura complementar: todo o capítulo 2 da obra acima mencionada.
02/04 – Aula I.2 – Categorias da escuta moderna:analógico e digital; high and low fidelity
Rothenbuller, Eric .W and John Durhan Peters –“Defining phonography: an experiment in theory”. Musical Quaterly, 81, n.2 (1997, Summer) 242-264
YOCHIM, E. C. e BIDDINGER, M. - It kind of give you that vintage feel; vinyl records and the trope of death, IN: Media, Culture and Society, Vol. 30(2) 183-195; Los Angeles, London,. New Delhhi, Singapore, 2008.
Keithgley, K – “Turn it down!She shrieked:gender, domestic space and High Fidelity, 1948-59”Popular music 15:2 (1996):149-177
Leituras complementares:
FERREIRA, P. P. – O Analógico e o Digital: a politização tecnoestética do discurso dos DJs, ANAIS da XXIV reunião da ANPOCS, Caxambu, MG. 2004
Sá, Simone Pereira de – O CD morreu?Viva o vinil. In: Amadeu: O futuro da música depois da morte do CD. 2009, Sào Paulo.
16/04 – Aula I.3 - Formatos e suportes da reprodutibilidade sonora
Adorno, Theodor –on Music. (“The form of the Phonograph”. In: Essays on music Richard Leppert (ed). Berkeley, Univ. of California Press, 2002 (1927-1934)
Keithgley ,K. – Long Play: Adult-Oriented Popular Music and the temporal Logics of the Post-War Sound Recording Industry in the U.S.A. In: Media, Culture & Society, vol. 26, 375-391. London, Thousand Oaks, New Delhi. 2004.
STRAW, W. – Exhausted Commodities: The Material Culture of Music. Canadian Journal of Communication, 25, 1. 2000
MILLARD, A. – Tape recording and music making. IN: Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 158-167. Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
Leitura complementar: MAGOUN, A. B. – The origins of the 45-rpm Record at RCA Victor, 1939-1948. In: Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 148-157 Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
30/04 - Aula I.4 - Artifícios e efeitos na relação som e imagem
Altman, Rick (ed) – Sound Theory, Sound Practice. New York, Routledge, 1992.
Chion, Michel – Audio-Vision – Sound on Screen. New York, Columbia Univ.Press, 1994. Pg 15-34 (The three listening modes); pg 95-122 (“The real and the rendered”); pg 157-169 (Audio-Vision: Sound on Screen).
Texto sobre videoclipe (a selecionar)
Leitura Complementar: Fernando Moraes – O Som no Cinema brasileiro.
Unidade II – Som e espaço urbano
07/05 – II.1 – Paisagens sonoras e mediações tecnológicas
Schafer, R. Murray – The Soundscape. Our Sonic Environment and the tuning of the world.Rochester, Destiny Books, 1994 (1977). Pgs 2-12 (Introduction); 205-225.
Thompson, Emily – The Soundscape of Modernity – Architectural Acoustics and the culture of listening in America, 1900-1933. MIT Press, Massachussets, USA, 2002 pg 1-12 (Introduction)
Barthelmes, Barbara – “Music and the city”. In: Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 121-135 Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
14/05 – II.2 – Ruídos urbanos, novas sonoridades da metrópole, experimentações
Thompson, Emily – The Soundscape of Modernity – Architectural Acoustics and the culture of listening in America, 1900-1933. MIT Press, Massachussets, USA, 2002 pg
Bijsterveld, Karin – “A servile imitation. Disputes about machines in music, 1910-1930”. In:
Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 121-135 Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
McSwain, Rebecca – The Social Reconstruction of a reverse salient in electric guitar technology: noise, the solid body, and Jimi Hendrix. In: Braun, Hans-Joachim(org.) – Music and technology in the twentieth century. pp 121-135 Baltimore and London. John Hopkins Univ. Press, 2002
21/05– II.3 – Mobilidade e mediações sonoras do espaço público
Bull, Michael – Sound Moves.Ipod Culture and urban experience.New York, Routledge, 2008. pg1-11 – 66-86, 146-160
Horst, H. E Miller, D. – “Link-Up – The Cell Phone: An Anthropology of Communication, 81-101”New York, Berg, 2003
Hosokawa, S. – “The Walkman Effect”Popular music 4 (1984):165-180
Sugeridas:
Basset, Caroline – How many movements? The auditory culture Reader, edit. By Michael Bull e Les Back, 343-355. New York: Berg, 2003
Gopinath, Sumanth – “Ringtones, or the auditory logic of globalization” First Monday, 10, n12 (December 2005)
III -Formas de escuta e novos ambientes sonoros (textos e seções a definir, a partir dos interesses de pesquisa)
28/05 – III.1 – Djs, Sampling, mash-ups e a reconfiguração da noção de autoria
18/06 – III.2 – O estúdio como lugar de criação – produtores versus artistas
25/06 –III.3 – Experimentações da cultura underground - A cena noise
Outros temas:/Videogames/Sistemas de recomendação musical (tema a escolher dentre estes)
Feriados previstos:
09/04 – Semana Santa
23/04 – São Jorge
04/06 – Compós
11/06 – Corpus Cristi
Obs: No dia 10 de junho os alunos devem enviar, por e-mail, proposta de uma lauda para o paper final
Entrega do paper final: 10 de agosto
Nenhum comentário:
Postar um comentário