segunda-feira, 30 de novembro de 2009

DJ Hero, além de um jogo




A entrada de DJ Hero no mercado de games, demonstra uma demanda e um aumento do interesse do público geral pela música eletrônica. Mais um marco na caminhada desse estilo musical saindo de um nicho específico, e se fazendo cada vez mais presente no cenário musical global.

Mas, o que é DJ Hero?

Em poucas palavras: É o Guitar Hero dos DJ’s.

Nos mesmos moldes do jogo em que um mortal qualquer pode realizar seu sonho de tocar um solo de guitarra como o de “Free Bird”(da banda Lynyrd Synyrd) sem precisar fazer aulas de guitarra. O DJ Hero apresenta a todos que já tiveram a curiosidade de se imaginar como um DJ de uma festa, a possibilidade de fingir saber como misturar duas músicas em um mash-up sem necessariamente saber alguma coisa sobre mixagem e, mais importante, sem passar vergonha.

Eu particularmente não tive ainda a oportunidade de tentar descobrir se levo algum jeito como DJ, mas, segundo as reviews do DJ Hero pelos sites da Wired e Gizmag, a experiência de jogo do DJ Hero é extremamente fiel ao trabalho real de mixagem de uma faixa de música eletrônica. O cuidado aos detalhes na criação da mesa de DJ “de brinquedo” é tão grande, que o jornalista da Gizmag, Tim Hanlon(que, segundo o próprio, é um DJ amador nas horas vagas) em sua review diz não se surpreender se alguém conseguisse fazer com que o controle do game funcionasse junto de algum software de mixagem.

Isso me fez refletir se DJ Hero seria apenas um novo jogo, ou poderia ser até,talvez, um novo instrumento musical? Quando falei anteriormente no blog sobre música eletrônica, estava comentando o documentário “Modulations”. Uma fala comum entre os DJs entrevistados no documentário era que a música eletrônica se baseava em um desejo contínuo de inovação e experimentação. Um dos entrevistados compara o DJ com uma criança que está sempre achando maneiras diferentes de brincar com um mesmo brinquedo, que no caso do DJ, é o som.

Nesse espírito de inovação contínua, nada mais natural que aceitar o jogo DJ Hero como mais que um mero brinquedo de repetição de faixas pré-definidas, mas também, uma nova forma de experimentação musical. Um modo diferente de apreciação do que dançar ao som de uma música eletrônica em uma festa, mas que é tão válido quanto.



(para outras músicas de DJ Hero, veja o site do jogo ou o youtube oficial)


Postado por: Carolina Câmara


Nenhum comentário:

Postar um comentário