Mistura de sensações. Músicas fortes e contagiantes. Essas são algumas das características do movimento da música eletrônica, que é o tema central do documentário “Modulations”, de Iara Lee. O filme, realizado no ano de 1998, busca a história desse movimento, assim como a de seus aparatos técnicos, ouvindo as vozes dos que estão por trás da produção dos sons eletrônicos. A contextualização feita por Modulations permite que a música eletrônica dos dias de hoje possa ser entendida.
O modo como o documentário foi organizado e produzido acompanha as próprias características do tipo de música que ele tem como objeto, com um quê de esquizofrenia, correria e muitos cortes, aliados a colagens de entrevistas, fotos dos artistas em estúdio e shows ao vivo.
Durante o filme, uma mensagem parece ser comum a todos os músicos: produzir através de experimentação, criando sons através da tecnologia. É exatamente o que torna a música eletrônica, e todos os seus subgêneros, diferente de outros estilos musicais. Desde a criação dos fonógrafos com Leon Scott, Thomas Edison e Emile Berliner, passando pelos desenvolvimentos dos franceses (Pierre Schaeffer e Pierre Henry) e de Stockhausen, até o surgimento do sintetizador Moog nos anos 60, o movimento da música eletrônica foi aperfeiçoado através da experimentação. O resultado de todo este processo é a mistura de sons e ruídos, gravados do natural ou criados por softwares, que conhecemos atualmente.
A música eletrônica, como outros estilos, possui seus subgêneros. Os mais conhecidos são o Jungle (Drum and bass), o House (ainda com variações, como o Acid House), o Techno e o Trance. Seus palcos de exibição, as raves, tornaram-se famosas em todo o mundo e são retratadas em Modulations.
Talvez a maior crítica que se pode fazer a música eletrônica é a questão da manipulação de gravações anteriores, constituindo um ato de cópia. Contudo, os avanços proporcionados por este gênero, assim como seu estilo, vêm sendo empregados por músicos dos mais variados estilos. É importante lembrar que no cenário atual o uso de sintetizadores e outros aparatos técnicos, principalmente na pop music americana, acabam gerando uma dificuldade em classificar o que é e não é musica eletrônica.
Grupo: Chrissie Leite, Isis Mesquita, Yan Caetano e Leticia Gabbay
Nenhum comentário:
Postar um comentário