We are not entertainers, we are sound scientists – Kraftwerk
Modulations é um documentário, produzido em 1998 dirigido por Iara Lee, que fala sobre a evolução, desdobramentos e influências da música eletrônica através de depoimentos de Djs e produtores do meio. O filme inclui uma breve história da música eletrônica através de entrevistas com os "pais fundadores", como Robert Moog, Karl-Heinz Stockhausen, os membros da banda avant-garde alemã Can, e o inventor da "musique concrete" Pierre Henry, bem como um aceno para o pai do minimalismo musical, John Cage, que é apresentado em imagens de arquivo.
Modulations é feito num ritmo alucinante com cortes rápidos e esquizofrênicos. Ele celebra a diversidade, pois é feito de uma mistura de imagens e batidas que são impossíveis de interpretar em uma só sessão. Além disso, mostra que conceitos de sons diferentes na música são fundamentais.
O filme trata a evolução da música eletrônica como um dos mais profundos desenvolvimentos do século XX além de prover um senso de história e contexto para que possamos entender a música eletrônica nos dias de hoje. É um filme necessário para quem gosta de música, movimentos jovens ou ao menos pra quem gosta de se informar sobre isso.
Julia Camara e Júlia Pacheco
Nenhum comentário:
Postar um comentário