domingo, 11 de outubro de 2009

Modulation e Sound Studies: Análise

O filme "Modulations" (1998), da diretora Lara Lee e com produção de George Gound, é um documentário que revela o momento na história quando o homem e a máquina se juntaram para criar as extraordinárias músicas eletrônicas de hoje.
No filme nós constatamos que, ao passar das décadas, o som vem dispertando curiosidades e adquirindo novas propriedades, o que explica o advento de novos estilos musicais.
Os franceses Pierre Schaffer e Pierre Henry foram os pioneiros nas experiências com os sons usando aparelhos eletrônicos nos anos 1950. Ele chamou o resultado de "musique concrete", onde a ênfase era dada na manipulação da gravação e na colagem. Os alemães da "Elektronishe Musik" também tiveram parte na descoberta. Todos foram responsáveis pela música eletroacústica.
A "onda" dos anos 1990 foi a música eletrônica, um estilo musical cujas composições são criadas através de aparelhos eletrônicos, tais como sintetizadores, gravadores digitais, computadores e softwares de composição, este último desenvolvido para facilitar a criação de músicas por pessoas sem experiência na área. A música pode ser descrita como um conjunto de ruídos organizados que passam por uma mutação eterna - sons diferentes a toda hora nascem do imaginário.
Pode-se dizer que os subgêneros da música eletroacústica, como o techno, acid, house, trance e drum´n´bass (não sinto diferença entre eles) foram desenvolvidas em cima da música disco do final dos anos 70. Todas seriam colagens "melhoradas". Porém como os próprios criadores dizem: "Não somos músicos, somos artistas de colagem".
Os estilos musicais que fazem uso da aparelhagem elétrica também variavam em lugares diferentes e em classes sociais diferentes. Podemos citar por exemplo o hip hop e o rap na periferia da cidade de Nova York, o Bronx, e a Jungle Music na Inglaterra, todos iniciados na década de 70.
Eu particularmente acho difícil distinguir o que é música eletrônica do que não é, hoje em dia. Por mais original que o artista seja, algum elemento eletrônico é, quase sempre, não vamos generalizar, imbutido a música. Algo frequente também são os efeitos na voz do "performer", ninguém mais precisa ser afinado para ser cantor. E as batidas são, frequentemente, as mesmas. Os gêneros musicais estão um pouco mais homogêneos.
Mas eu até que gosto desses elementos que, podemos dizer, já se tornaram pop.
Por: José Leonardo Tadaiesky

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