terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Sonoridades em Desenhos Animados

No meu trabalho realizei uma analise sobre as sonoridades nos desenhos animados, usei como base um texto sobre desenhos animados da Warner Bros e alguns teóricos trabalhados em sala.

Os desenhos animados são produtos audiovisuais, sendo que podemos perceber que as imagens neste contexto completam os significados dos sons que estão sendo emitidos, logo as imagens direcionam o sentido do que ouvimos.

O cinema foi um grande colaborador para as técnicas sonoras utilizadas nos desenhos animados, pelo fato das animações também serem produtos audiovisuais. O som dos desenhos animados conta com a estrutura montada em torno de diálogo, música e efeitos sonoros muito bem sincronizados. Essa sincronia são fatores sensórios que avivam as ações da animação. Muitas vezes, o som dá uma dica do que irá acontecer na cena. O vídeo abaixo mostra um pouco dessa estrutura.



Podemos perceber que no mundo dos desenhos animados, muitos sons se tornam marcantes, como temas de aberturas, barulhos de certos personagens, vozes de personagens ou de ações repetidas de um desenho, que nos permitem associar o som a franquia. Logo, o som forma uma imagem do produto e este terá sempre ligação a sua fonte. Como o tema da abertura dos Flinstones que conta com o marcante grito de Fred Flinstone “Yabadabadoo!”, além de vários casos citados no meu trabalho.



Muitos desses sons são utilizados em outros contextos que não os originais. Como toques de celulares, espetáculos de teatro, como ritmo base para criação de outras músicas, entre outras possibilidades. Como ilustração desse fenômeno, já que o funk do pica-pau está muito recente, veremos isso no funk dos Power Rangers.



É basicamente isso, o resto vocês conferem no meu trabalho completo!

2 comentários:

  1. Que chics!
    Ate trabalho no rapidshare a menina colocou!
    :P

    ResponderExcluir
  2. super show! adorei o post! destaque pro funk dos power rangers!...rsrsr

    ResponderExcluir