Ao longo da disciplina de Mídia Sonora, ministrada por Simone Pereira de Sá e José Cláudio Castanheira, foram abordadas questões dos estudos do som e da música, cujo termo inglês “Sound Studies”. Uma construção da cultura da música pela análise de uma relevância de aparatos tecnológicos e técnicos em relação a sonoridade; diferenciação entre som analógico e som digital; diferentes formatos de áudio e a importância dos estúdios de gravação.
Assim como o telégrafo está para o telegrafista (através do som decodifica a mensagem), o estetoscópio está para o médico e o ronco do motor do carro está para o mecânico, podemos considerar que o som tem extrema importância pela sua especificidade para cada especialista, o som tem significado para cada caso.
É o som como objeto do conhecimento, transformando em códigos e os especialistas do som o traduzindo. Embora o ouvido humano seja um receptor diferenciado para cada um e em cada lugar do planeta, pois os sentidos se mostram construídos culturalmente ao ser naturalizado e tomado no nosso cotidiano. Assim, o homem brasileiro e o homem oriental processam diferentes significados. Ainda que mais ‘precisa’ que a imagem, o som vai desenvolvendo a sua linguagem. Na questão da fidelidade sonora, discutem-se mitos tecnicistas, na verdade nenhum aparelho é fiel a “voz natural”. Aparelhos técnicos, como o fonógrafo, mudam a forma da escuta do som.
No trabalho, discutirei brevemente a respeito de sonoridades, reprodutibilidade, vinil LP de 33 1/2 Columbia e compacto de 45 RPM RCA, rock, música/barulho, tecnologias e técnicas, estúdios e não-lugares.
Confira alguns vídeos a respeito:
Solo Studio - Estudio de Gravação em Curitiba:
http://www.youtube.com/watch?v=nr89YXrLm-I
Jimi Hendrix em Woodstock:
http://www.youtube.com/watch?v=-hDf-CyAtu4
http://video.google.com/videoplay?docid=-3981364972665945187#
Por: Jonatas Nunes
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