Buscando entender a obra criada por Wayne, este trabalho buscou traçar a evolução das tecnologias sonoras que propiciaram que essa e muitas outras produções marcantes da música e do cinema fossem realizadas. Assim, foi traçada uma linha historiográfica que passa pela criação do fonógrafo com Thomas Edison, pelo desenvolvimento do Gramofone com Emile Berliner, além dos trabalhos realizados com a música eletrônica por Pierre Schaeffer e o lançamento dos sintetizadores, como o Moog, e dos recursos de computadores.
Como base para este trabalho foram utilizadas pesquisas e teorias de Pierre Boulez em Tecnology and the Composer, Jonathan Stern The Audible Past - Cultural Origins of Sound Reproduction e de José Cláudio Siqueira Castanheira em A Nostalgia do Moderno - A paisagem sonora eletrônica na produção musical contemporânea. Todos os autores ajudaram na descrição, no detalhamento e na análise da obra de Jeff Wayne.
Abaixo, um vídeo que mostra o concerto realizado em 2006 com o nome de Jeff Wayne's The War of The Worlds - Live at Stage, que foi a primeira tentativa de incluir imagens e atores reais em uma reedição da obra.
Blog das disciplinas ligadas aos Estudos de Som e Música, ministrada pela prof Simone Pereira de Sá, no PPG Comunicação da Universidade Federal Fluminense e no curso de Estudos de Mídia.Em 2010-2, o curso ministrado é a Oficina e Mídias Sonoras II.
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Uma análise da versão musical de Jeff Wayne para The War of The Worlds
A seguinte análise recaiu sobre a adaptação musical de Jeff Wayne para a obra de ficção científica The War of The Worlds, de H.G.Wells. Para quem não conhece, o livro foi um dos primeiros a tratar do tema "invasão alienígena" ao nosso planeta. O que Jeff Wayne fez, foi tentar criar uma versão que traduzisse através do som e da música o clima de invasão, medo e desespero da raça humana, criado por Wells. Mais que bem sucedido, Wayne conseguiu realizar em um álbum musical a melhor adaptação da obra, muito superior aos dois filmes já feitos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário