domingo, 29 de agosto de 2010

Paisagens sonoras, Sons Fundamentais, Marcas e Sinais Sonoros


Paisagem sonora consiste em eventos ouvidos, como um retrato de certo ambiente naquele momento, tanto em níveis micro, como macro. Seja o som de uma sala de aula com professor e alunos ou uma multidão de torcedores num estádio como o Maracanã, ambos os eventos configuram uma paisagem sonora. Mas diferente do retrato, é muito mais difícil de “captar” uma paisagem sonora, pois ela tem uma noção maior de conjunto, um gravador, ou um microfone não dão conta de capturar todo esse evento, eles funcionam como um zoom, captando apenas alguns elementos.
Sons fundamentais; sons de fundo, sons fundantes, que são compartilhados coletivamente numa sociedade. O som do mar para pessoas que sempre moraram perto da praia, por exemplo, som que pala elas é normal, natural, que faz parte de suas vidas, suas culturas. O som do trem passando para aquelas pessoas que vivem perto dos trilhos, o barulho da chuva, do vento, dos animais.
Marcas e sinais sonoros; o apito do guarda de trânsito é um sinal sonoro, ele chama atenção dos pedestres e motoristas, para a figura do guarda que tenta organizar o trânsito, a buzina, o sinal das escolas, que marcam a hora de entrada e saída, assim como os intervalos, o sino nas igrejas, etc. todos esses são sinais sonoros embora também funcionem como marcas. As marcas sonoras estão mais ligadas às características de determinado contexto e lugar, o sino da igreja pode ser uma marca sonora relevante para aquela paisagem, imagina um lugar onde o sino da capela é considerado com uma sonoridade única, e as pessoas daquele lugar dêem o maio valor a isso. O som do apito do trem, pode ser um sinal, mas é também mais fortemente uma marca.

Natália Ribeiro, Polyane e Eduardo

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