quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

4 1/2 falácias sobre som no cinema refutadas com Star Wars. Por Jesiel Araujo


As quatro e meia falácias apresentadas por Rick Altman, e refutadas por ele, no livro "Sound Theory Sound Practice" podem ser rebatidas também com Star Wars.
Falácia 1-Histórica> O cinema já era cinema antes do som, e o som não é importante para a composição do cinema.
Vemos Star Wars e podemos facilmente desmontar esse argumento, afinal a experiência que temos com esta maravilhosa obra tem o som como importantíssimo componente em sua formação. Não seria a mesma coisa ver este filme sem as explosões catastróficas em pleno espaço sideral (onde teóricamente não deveria existir som algum) ou sem os sons característicos de cada personagem que ganham uma vivacidade diferente através desses sons caricatos.

Falácia 2-Ontológica> O cinema sem som continua sendo cinema, o som sem imagem não é cinema, o cinema em sua natureza é imagem portanto o som não tem grande importância para a experiência cinematográfica.
Podemos a partir dessa afirmação associar estrutura e ontologia, Star Wars cria seu prórprio caráter ontológico através de uma estrutura de sons de efeito, trilhas e imagens que lhe caracterizaram. Vemos novamente a grande importância do som para o cinema.

Falácia 3-Representativa> O som do cinema é fiel ao som real que foi captado no ato da gravação.
Muitos sons em Star wars foram na verdade criados e não existem em si mesmos, mas são fruto de uma construção. Sons como a voz de Darth Vader e de R2D2 são exemplos muito bons para mostrar essa criação de sons inexistentes que passam a existir e ter identidade própria graças ao filme.

Falácia 4-Nominalista> Cada som tem sua particularidade de gravação e reprodução, cada pessoa ouve um som diferente da outra dependendo de onde estiver dentro do cinema e sua experiência é diferente.
É verdade que cada um tem sua experiência própria a partir de variadas condições de gravação e local de reprodução bem como o sistema em que o filme é reproduzido entre outros fatores. Porém existe também uma identidade comum do som. Qualquer um reconhece o som de um sabre de luz independente se é reproduzido numa sala de cinema ou na sala da sua casa.

Falácia4 1/2-Indexicalidade> O som traz consigo um rastro do que ele realmente é dando a ele realismo e autenticidade.
Muitos sons feitos para Star Wars não tem nada do som original, pelo contrário, muitas vezes a ideia é misturar sons para dar vida a um novo sumindo completamente com os rastros originais. Ben Burtt o designer sonoro de Star Wars usou sons misturados de várias formas. O som da voz do personagem Chewbacca por exemplo vem da combinação do som de vários animais.




Trabalho Completo!

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