sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Análise do Vídeo Institucional do Comitê Rio 2016.

Vídeo:



Link:
http://www.youtube.com/watch?v=Z00jjc-WtZI


É inquestionável, nos dias de hoje, a presença vinculada de sons e de imagens em movimento no mundo contemporâneo. Portanto viso analisar nesse trabalho a importância dos sons para a construção do significado que o vídeo institucional da campanha do Comitê Rio 2016 deseja passar do Rio de Janeiro, além de ressaltar a valorização das novas mídias e novas tecnologias para a divulgação e atenção à música e a diversos tipos de sons como um todo.
A atuação da tecnologia na música e efeitos sonoros assim como na vida da sociedade urbana, pode criar tanto novas maneiras de se fazer as mesmas coisas como pode estabelecer novas linguagens e costumes. Assim, tanto ela operacionaliza de novas maneiras uma produção musical ligada a estéticas tradicionais como também estabelece novas estéticas e gêneros musicais conseqüentes das novas práticas por ela criadas. As revoluções provocadas pela tecnologia determinaram a evolução dos equipamentos utilizados em rock e música pop e, consequentemente, a evolução sonora destes tipos de música.
Ao mesmo tempo que o vídeo apresenta uma alta fidelidade aos sons reais, sem possuir nenhuma interferência para se entender o som que quer ser passado, ele parece ser sintético, pela clareza com que é possível distinguir os sons. É inegável afirmar que o vídeo possui uma alta definição sonora e uma boa acústica, o que aproxima os espectadores da realidade, isso está ligado à forma como os media e a tecnologia alteraram as condições da prática musical.



O design de som é essencial para dar vida ao vídeo e são diversos pequenos barulhos, pedaços sonoros e sons simples, bem editados e bem valorizados, que conseguem se destacar em qualquer cena, formando assim uma genial sinfonia, caracterizando e dando vida aos principais momentos e as principais imagens da cidade.
Além de sons que fazem parte do dia a dia da cidade, o vídeo também é composto por música, ela assume um tom primordial, pois permite exprimir e detalhar a cidade em algo que não pode, ou não deve ser dito. Ela pode ser a trilha sonora de uma tomada de câmeras de diversas paisagens da cidade ou então começar por uma pessoa batendo em uma caixinha de fósforos e terminar em uma roda de samba. O que mostra a diversidade e o entusiasmo do povo brasileiro, que em grande parte das vezes consegue fazer música a partir de qualquer coisa.



A música "Cidade Maravilhosa" que representa a cidade do Rio de Janeiro está presente em grande parte do vídeo, em ritmo de samba, cantada por diferentes pessoas e acompanhada de outros sons que também fazem parte do cotidiano da cidade desde o amanhecer até o anoitecer, o que pode influenciar ou realçar os sentimentos que desejam ser passados.
Portanto é possível concluir ao analisar o vídeo da campanha da cidade do Rio de Janeiro para as olimpíadas de 2016 que os sons dessa propaganda, que foi transmitida em diversos países, são um elemento fundamental para a construção da campanha. Além de se sobressaírem e marcarem uma característica essencial da cidade estão presentes em todos os momentos do vídeo, sempre acompanhados de imagens, o que assume um tom emocional e define a cidade.

Trabalho completo: AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário