segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A música e a prática de Bike Indoor - Spinning e RPM



Ambiente fechado. Música eletrônica. Pessoas. Globo de luzes. Dj.
Tal ambientação citada acima poderia ser facilmente interpretada por uma boate ou um club, se não fosse por um detalhe: aqui as pessoas estão pedalando. Estamos falando da prática do
spinning e do RPM.
A música funciona de diferentes formas nas duas atividades. No spinning ela é utilizada como forma de concentração para o aluno, e como estratégia do professor para fazer com que os praticantes se "transportem" da sala para o local da pedalada. Já no RPM a música dita o ritmo da pedalada. A aula inteira é coreografada e organizada de acordo com as músicas que tocam, sendo pré-estabelecidas.
Porém, nas duas atividades vemos uma coisa em comum: a música tocada exerce um efeito sobre os batimentos cardíacos. Estudos comprovam que conforme aumenta o BPM (batidas da música por minuto), aumenta também a velocidade dos movimentos e consequentemente a intensidade do esforço.




Durante o trabalho, trabalhei essas questões aprofundando melhor o uso da música nessas atividades, traçando um paralelo com o conteúdo visto nas aulas de Oficina de Mídia Sonora, e procurando mostrar que a música pode estar ligada até mesmo à prática de um exercício físico, sendo importante em diversos âmbitos do nosso cotidiano.

Trabalho completo aqui: http://rapidshare.com/files/317629472/trab._final_sonora.doc.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário